3) MUSCULAÇÃO NA GRAVIDEZ

Muitas mulheres sentem dúvidas quanto à prática da musculação durante a gravidez e muito se discute sobre o assunto, os benefícios e malefícios. Mas a conclusão é: está liberado! Desde que os exercícios sejam moderados, sem impacto e não sobrecarreguem a coluna, a atividade só apresenta benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Desde que liberada pelo médico, a grávida pode sim praticar musculação. Mas alguns pontos devem ser observados com importância. É muito importante que a gestante alie, à musculação, exercícios aeróbicos e alongamentos.

Após os primeiros três meses de gravidez, é preferível evitar qualquer tipo de exercício que implique ter a barriga para cima ou para baixo não são recomendadas, pois o esforço feito nestas posições poderão afetar o batimento cardíaco e dar uma sensação de sufoco. Qualquer exercício físico que tenha algum grau de risco em perder o equilíbrio é expressamente proibido. O desgaste total físico e inclusive ultrapassar os limites físicos também não é permitido, pois são esses os fatores que dão alas aos rumores que existem perigos na praticar de musculação durante a gravidez.

O médico da gestante deve informar sobre as condições físicas do corpo, enquanto o instrutor escolhe os exercícios certos dentro desses limites e a atleta escolhe aqueles que se sente mais à vontade. O mais importante durante este período é que a praticante de musculação se sinta bem a fazer exercício.

Um dos músculos importantes a fortalecer durante a gravidez trata-se dos abdominais e a razão é muito simples. Na altura do parto, durante horas vai ser exercida muita pressão a partir da zona abdominal de forma a expulsar a criança do ventre e do corpo. Com os abdominais mais fortalecidos, será mais fácil aguentar e resistir não só às próprias dores do parto como também aplicar força para que se consiga mais facilmente expulsar a criança do corpo.

O quem nem todo mundo se dá conta é que a lista de atividades possíveis nesse período vai além de aulas na água e caminhadas levinhas. Musculação, ioga, pilates e até corrida estão liberados até o nono mês. O que é melhor ainda: combinar exercícios aeróbicos, de força e alongamento é o ideal para atravessar a gravidez com saúde, disposição e sem stress. A condição é que você adapte volume e intensidade de acordo com seu grau de condicionamento e a fase da gestação. E que seu médico a autorize a malhar, é claro.

Objetivos da musculação na gravidez:

  1. Facilitar o trabalho do parto normal;
  2. Ajudar na formação de uma imagem corporal positiva;
  3. Melhorar a autoestima da futura mãe;
  4. Melhorar a qualidade de vida;
  5. Proporcionar a manutenção da capacidade funcional e do peso corporal;
  6. Aprimorar a condição física após o parto.
 
Fonte: Club do Fitness
Sobre a loja

Treine como um profissional com equipamentos de qualidade da Pro Sport! Confira nossas opções de academia no site, parceladas em até 10x Sem Juros.

Social
Pague com
  • proxy-paghiper-v1
  • proxy-paypal-express-checkout
Selos

P81 Comercio Imp. e Exp. de Material Esportivo Eireli - CNPJ: 36.630.771/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade