26) EXERCÍCIOS FÍSICOS NA GRAVIDEZ

EXERCÍCIOS FÍSICOS NA GRAVIDEZ

“Não deixe de fazer atividades físicas durante a gestação”. Mas você sabe por quê? Além de manter a resistência muscular, é um hábito saudável que diminui a retenção de líquidos e inchaços, evita o ganho de peso, assim como melhora as condições cardiovasculares e cardiorrespiratórias. Por liberar endorfina (que ajuda a combater o estresse, a ansiedade e a insônia), a “malhação” ainda aumenta a sensação de bem-estar e reduz o risco de depressão pós-parto.

 

 

Kaline Neri, responsável pelo Programa Gestante da academia Companhia Athletica, em São Paulo, destaca também outros benefícios: diminuição de dores lombares, melhoria da postura, aumento da resistência óssea e auxílio na prevenção de varizes e diabetes gestacional.

Trimestre a trimestre

A gravidez é um momento especial para o corpo da mulher, que sofre mudanças, mas é preciso ir com calma em relação aos exercícios. A boa notícia é que a atividade física pode ser feita ao longo de todas as semanas de gestação, salvo os casos contraindicados pelo médico (veja lista de exceções no final da matéria).

Por isso, com a ajuda da Kaline, o Portal Vital selecionou diferentes dicas para cada trimestre:

 

1º     trimestre: Como a maioria das mulheres sente o incômodo dos enjoos e até dos vômitos, o ideal nessa fase é fazer exercícios duas vezes por semana.

2º trimestre: Durante esses três meses, a frequência das atividades pode aumentar, porque a mãe costuma estar mais disposta – algumas chegam até a se exercitarem diariamente.

3º trimestre: Na última etapa da gravidez, falta disposição por causa do cansaço e do tamanho da barriga. Assim, a sugestão é diminuir o ritmo. Os exercícios podem ser realizados duas vezes por  semana.

 

Grávida, sim; sedentária, não!

Anderson Almeida Nascimento, ginecologista do Hospital Santo Antônio, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, revela que uma das primeiras perguntas que faz às suas pacientes é se já praticavam algum tipo de exercício antes de engravidar.

“É importante ter alguns cuidados para iniciar a atividade física. Se a paciente já fazia exercícios, pode continuar, mas precisa diminuir a intensidade. Quem não tem uma rotina deve optar por modalidades de baixo impacto”, diz.

No caso das mulheres que já praticavam corridas curtas, por exemplo, não é preciso mudar o ritmo de forma brusca, desde que não perceba algum desconforto durante a atividade.

Ele recomenda exercícios aeróbicos, como ginástica, caminhadas leves, bicicleta ergométrica, natação e hidroginástica. “Elas também podem optar pela musculação, mas com menor carga de peso e mais movimentos de repetição”, complementa o médico.

Kaline também explica que manter a força muscular é uma forma de se preparar para a chegada do bebê. Se a mulher já praticava ioga e pilates, por exemplo, pode continuar; porém, é fundamental ter o acompanhamento e a orientação de pessoas habilitadas para trabalhar com as futuras mamães.

Mesmo com todas essas dicas, é sempre bom lembrar: nada de fazer exercícios sem uma avaliação médica!

 

Fonte: portal vital

 

 
Sobre a loja

A Pro Sport é uma empresa especializada em equipamentos esportivos para academias, residencias, condomínios e artigos para lutas. Presente no mercado há 10 anos, possui um mix variado de produtos. Com estrutura ampla e equipe especializada para oferecer a melhor orientação na área de mercadorias destinadas ao mercado fitness. Endereço: Sertório 3597 - Porto Alegre - RS

Social
Pague com
  • Depósito Bancário
  • PayPal
  • Boleto Bancário
Selos
  • Resultado de imagem para código html logo bndes
  • Site Seguro
  • Google Safe Browsing

Pro Sport Fitness Store - CNPJ: 11.083.448/0001-32 © Todos os direitos reservados. 2017