18) PORQUE MONTAR UMA ACADEMIA É UM ÓTIMO NEGÓCIO

A grande realidade é que a expectativa de vida do Brasileiro está cada vez maior. As pessoas estão vivendo mais e se preocupando mais com a saúde. Como todos os médicos recomendam atividade física. Grande parte da população mora em grandes centros urbanos onde não existem muitas áreas para pratica de atividade física. E isto naturalmente produz uma demanda por academias. Outro fator que contribui para o aumento da procura por academias de ginásticas é o aumento da renda dos brasileiros e do nível de escolaridade. Com eventos esportivos importantes que serão realizados no Brasil como a Copa do Mundo e as Olimpíadas os meios de comunicação irão ajudar a conscientizar ainda mais a população sobre a importância da atividade física em nossa vida.

 

Academias de Nicho
Segundo o Sebrae existem mais de 20.000 academias de ginástica em todo Brasil para atender mais de 3.4 milhões de clientes. O Brasil é o segundo do mundo em número de academias e o mercado não para de crescer. Não é por acaso que grandes redes de academias e franquias estão aparecendo por toda parte. A oportunidade neste mercado é enorme. Se já existem muitas academias na sua cidade explore os nichos. Já existem academias especialmente criadas para mulheres. Existem academias só para idosos. Existem academias só para gordinhos. Isto facilita o acesso de muitas mulheres, idosos e gordinhos que simplesmente tinham vergonha de utilizar academias tradicionais. A demanda é enorme nestes nichos. É explorando um nicho específico que sua micro empresa pode se tornar lider e crescer.

Potencial do Mercado de Academias
Estima-se que apenas 2% da população brasileira estão matriculadas em uma academia. E somente este pequeno número de brasileiros gera um faturamento anual superior a R$ 2 Bilhões. O número de pessoas interessadas em melhorar sua qualidade de vida cresce a cada dia e ganha força com o aumento da renda da população e o seu envelhecimento.

Aquele mercado de academia para malhadores profissionais não é mais o grande foco. As academias tem como grande objetivo atrair pessoas comuns de todas as idades e faixa de renda que buscam não apenas mudar sua aparência física mas que também procuram por mais saúde, e qualidade de vida com a prevenção de doenças.

Lucratividade das Academias
As mensalidades cobradas pelas academias variam muito. Vão de R$ 30,00 a R$ 500,00. Tudo vai depender do seu público alvo, dos serviços que você pretende oferecer. E o fato é que existe muita gente disposta a pagar mais caro por serviços mais exclusivos. Por isto o seu maior trabalho antes de pensar em começar uma academia é identificar o público alvo que você pretende trabalhar. Isso vai impactar em outras decisões como os serviços que serão prestados, o tipo de profissional que será contratado, a localização da academia, os tipos de equipamentos que serão comprados etc, etc.

Localização boa para Academia
O sucesso da sua academia vai depender muito da localização e da escolha bem feita do local para instalação da mesma. Todo mundo gosta de academia perto de casa ou perto do trabalho. Academia boa precisa ter um bom estacionamento ou deve ficar e uma rua com boas opções para estacionar. Bairros onde existem grande número de condomínios e de alta densidade demográfica são boas opções. Outra solução seria a academia no caminho do trabalho ou no caminho para casa. Normalmente é fácil identificar avenidas na sua cidade que possuem grande fluxo no inicio da manhã ou final da tarde. Muita gente para escapar dos congestionamentos gosta de frequentar aquela academia perto do trabalho para somente depois retornar para casa. Por isto, uma academia em uma região com muitos escritórios e prédios comerciais pode ser uma boa idéia.

Aluguel de imóveis para Academia
Um bom imóvel para iniciar uma academia pequena deve ter de no mínimo 250 m². Dentro deste espaço é necessário criar uma área de Recepção. Precisa ainda de uma sala de administração e uma Sala de Avaliação / Depto. Médico equipada. Para realização das atividades é necessário uma área polivalente para aquecimentos, condicionamento, alongamento, etc. Pelo menos uma sala para aulas de ginástica. Uma sala de musculação com aparelhos. Você deverá preparar um bom vestiário masculino e outro feminino. Não esqueça de um bom estacionamento. Se não for possível um estacionamento então que a academia fique em uma rua boa de estacionar. Neste caso pague alguém para olhar os carros dos seus clientes. Não permita que a porta da sua academia se transforme em um loteamento de flanelinhas que só vão gerar transtornos para todos.

Legalização de Academia
Para ser dono de uma academia você não precisa ter curso superior, muito menos ser formado em educação física. Mas você deverá contratar profissionais formados em educação física devidamente registrados no Conselho Regional de Educação Física. Veja mais sobre a lei clicando aqui.

A Resolução CONFEF n.º 21, de 21 de janeiro de 2000, empresas que prestam serviços de atividade física e desportiva, devem obrigatoriamente se registrar Conselho Regional de Educação Física. Tem outra resolução do CONFEF que você precisa prestar atenção, é a de n.º 52, de 08 de dezembro de 2002, que fala sobre as normas básicas de fiscalização da estrutura física e equipamentos para o funcionamento de empresas prestadoras de serviços na área da atividade física, desportiva e similares. Existe ainda o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs. Veja todas as leis e resoluções dos últimos anos

Equipamentos para Academia
Grande parte do seu capital provavelmente será gasto com a compra de equipamentos. Por isto você vai precisar gastar um bom tempo pesquisando. Existem equipamentos especialmente criados para academias, aparelhos robustos construídos para serem usados o dia inteiro com menor custo de manutenção possível. O bom equipamento não costuma ser o mais barato. O bom equipamento é aquele que exige menos manutenção e fica menos tempo parado para reparo. Os tipos de equipamento e a quantidade vai depender do nicho que você vai explorar. Normalmente os equipamentos básicos que toda academia deve ter são as esteiras, bicicleta ergométrica, supino, pull over, Peitoral Dorsal Pec-Deck, Máquina flexora c/ 50, Máquina de adução, Máquina abdução, Máquina abdominal vip, Máquina para remada, Cadeira Romana, Leg press, Halteres, Barras, Anilhas, Porta barras, Step. É sempre bom ter Colchonetes, Cordas, Equipamento para exercícios aeróbicos. Você ainda terá que investir em espelhos e piso antiderrapante. Na Pro Sport Fitness Store você encontra o que precisa para montar sua academia com o melhor custo benefício.

Outros equipamentos que você precisa ter atenção e merece um bom investimento são os bebedouros, bons ventiladores ou um bom sistema de ar condicionado. É importante que exista um espaço para guarda volumes, normalmente dentro ou preto dos vestiários. Os demais equipamentos e móveis são para a sala administrativa e para a sala de avaliação.

Funcionários para Academia
Existem alguns profissionais que são quase obrigatórios para a abertura de uma academia de ginástica. O primeiro é o administrador ou gerente da academia. Pode ser você mesmo ou outra pessoa capacitada. Este profissional vai gerenciar a academia, ele vai administrar o pessoal, cuidar das compras, do financeiro, do marketing e vai precisar de uma mesa, telefone, fax, computador.

Para interação direta com os clientes você vai precisar de um ou mais profissionais de Educação Física. É importante ter uma atendente que vai trabalhar também como recepcionista, telefonista e que também pode atuar como vendedora atendendo novos clientes. Você pode contar com o apoio de estagiários de educação física, não faltam estudantes em busca de bons estágios.

Um profissional de limpeza é fundamental para trabalhar em tempo integral. A academia é uma área de grande circulação de pessoas e por isto banheiros, vestuários, recepção e áreas de atividade física precisam ser constantemente limpas e monitoradas. Muitas vezes só a presença do profissional de limpeza cuidando atenciosamente do local já transmite uma imagem positiva que não tem preço para o marketing da sua academia.

Academias de porte maior contam com um técnico de Manutenção de Equipamentos. O bom funcionamento e os cuidados com os caros equipamentos de uma academia é fundamental. Uma máquina parada é prejuízo e transtornos para o cliente.

Automação de Academia
Atualmente é simples automatizar uma academia pois já existem softwares para gerenciamento de academias que cuidam do cadastro de clientes, matrícula de alunos, emissão de cobrança, controle financeiro, despesas, receitas, mão de obra, etc. Existem softwares de automação de academia simples e baratos que você pode conhecer e comprar na Internet, (veja clicando aqui)

Divulgação de Academia de Ginástica
Comece investindo em uma bonita fachada. As pessoas gostam de se associarem a academias bonitas, elegantes, pois muitas associam frequentar academia como algo especial, que as diferenciam das outras. Todos gostam de dizer aos amigos e parentes que academia estão frequentando. Por isto, permita que o seu cliente tenha orgulho de fazer parte da sua academia. Ele deve se sentir especial. Se o seu público alvo é o feminino faça uma panfletagem na porta de escolas infantis onde estudam crianças até 5 anos. Mães de criança pequena entram em uma fase de quererem reabilitar sua forma física antes da maternidade chegar. Mulheres nesta faixa de idade se preocupam muito com as transformações do corpo. Todo panfleto deve conter um cupom de desconto ou um brinde como 2 dias semana de academia grátis para que a pessoa possa conhecer os seus serviços. Se a sua academia fica perto de escritórios e empresas ofereça o mesmo tipo de promoção apostando no público que pode fazer academia na saída do trabalho. Em cidades congestionadas, ficar 1 hora na academia para fugir do horário de pico no transito pode ser uma ótima idéia. Aposte em jornais de bairro, mala direta impressa, faça parcerias com empresas que vendem produtos e serviços consumidos pelo seu público alvo na sua região. Crie convênios com empresas, organizações, escolas e condomínios. Dessa forma os clientes destas entidades teriam um desconto especial na sua academia. Já vi casos de academias em parceria com construtoras, ao comprar um apartamento a pessoa ganhava desconto de 50% na academia por 3 anos que era justamente o tempo de construção do condomínio. Academias que oferecem descontos grandes para aposentados, ou descontos para profissionais de uma áreas específicas, principalmente daquelas profissões mais sedentárias dos trabalhadores de escritório. Use sua criatividade, não falta boas oportunidades para captar clientes.

Eventos e Feiras relacionados a Academia

Nada melhor do que visitar eventos e feiras para o mercado de academias antes de abrir uma academia. Então aqui vai algumas dicas de eventos que você pode participar para se informar mais.

  • Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, para mais informações visite o site www.sbafs.org.br.
  • Congresso ACAD BRASIL para mais informações visite www.acadbrasil.com.br
  • Convenção Internacional Fitness Brasil para saber mais visite www.fitnessbrasil.com.br
  • No site do Conselho Federal de Educação Física você encontra mais eventos www.confef.org.br

Dicas para o sucesso da sua academia
E para concluir nosso artigo, aqui vai algumas dicas que valem ouro para garantir o sucesso da sua nova academia. Tente criar um planejamento de horários que possa atender melhor o seu público alvo. Dentro da sua academia você pode explorar públicos diferentes em horários diferentes. Ofereça descontos grandes para quem optar pelas aulas em horários de baixo movimento. Isso evita sobrecarga em horários de pico que são motivo para grande chateação dos clientes. Tente apoiar eventos esportivos públicos como Maratonas, Corridas e torneios dentro da sua cidade. Veja a possibilidade de elevar seus lucros instalando pequenas lojas ou quiosques dentro da sua academia, alguns exemplos de lojas que fazem sucesso dentro de academias são as loja de roupas e artigos de ginástica, locadora de vídeos, salão de beleza, loja de suplementos e lanchonete. Faça uma pesquisa para verificar se terceirizar mão de obra não é mais lucrativo que contratar, pode ser uma boa opção terceirizar o serviço de limpeza. Contrate profissionais de educação física capacitados e que saibam lidar com o público, que tenham simpatia, carisma e um enorme prazer no trabalho que fazem. Tome o máximo de cuidado com a formação de panelinhas, os professores devem oferecer atenção a todos os alunos de forma democrática. É comum academias perderem grande número de clientes devido a formação de panelinhas. Uma boa academia deve renovar sua programação de atividades a cada 3 meses. Isso ajuda até a reduzir a inadimplência e a desistência pois as pessoas adoram novidades. Faça um estudo cuidadoso para definir preço, tudo vai depender do seu público alvo. Existem academias que só fazem sucesso porque cobram caro e oferecem um serviço de alto padrão, serviços mais personalizados, são pessoas que pagam mais caro porque gostam de ver a academia vazia, gostam que todos os funcionários a chamem pelo nome. Por isto, nem sempre a estratégia de cobrar barato é a melhor.

 

 
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